Encare essa realidade: nem tudo na vida é possível

quarta-feira, 27 de março de 2019


Dizer sim para algo é, necessariamente, dizer não para outras tantas. Cada escolha traz consigo suas perdas, mas escolher é preciso.

Há uma grande fonte de sofrimento nos dias atuais, disseminada, em boa parte, por pessoas que têm como profissão fazer justamente o contrário; como é o caso dos profissionais do coaching, que têm como objetivo o desenvolvimento pessoal. Essa fonte de sofrimento é a ideia de que tudo é possível.

A base para o desenvolvimento pessoal é o autoconhecimento, que muitas vezes é pintado de uma forma totalmente errônea por profissionais do coaching e outro profissionais da área, como psicólogos e psiquiatras. A ideia de um autoconhecimento que não leve a pessoa a medir-se, e a perceber que possui limitações internas e externas, e assim entender que nem todas as coisas que gostaríamos estão a nosso alcance, gera falsas expectativas, que por sua vez geram sofrimento.

Quando as pessoas sonham em conquistar algo, mas antes não reconhecem suas próprias limitações, levados pela ideia de que basta querer e que tudo é possível, tendem a fracassar miseravelmente. Na conquista de bens extrínsecos (exteriores), que geralmente ocupam os primeiros lugares nos sonhos da grande maioria, há limites inumeráveis; coisas que fogem de nosso controle. Se, por exemplo, o sonho de uma pessoa é passar em um concurso que tem como exigência a altura de 1,60, ela tendo 1,58 não vai passar. Quando compramos a ideia de que basta querer, de que tudo é possível, ignoramos nossos limites, e seguimos rumo ao fracasso.

Por outro lado, temos os bens intrínsecos, e ainda que não ocupem os primeiros lugares na lista de sonhos da grande maioria, esses sim estão a nosso alcance.  Além de estarem a nosso alcance, são os que mais importam, os que não perdem valor e nem se acabam, como acabam-se os bens exteriores. Almejar tornar-se uma pessoa dedicada, ou honrada, ou sincera, ou paciente, isso sim está ao alcance de todos. Não só está ao alcance de todos, são bens internos, que não te podem ser retirados, nem nunca se acabam.

Ao se abrir para o autoconhecimento genuíno, passamos a perceber nossos limites e nossas fraquezas, e isso é essencial para que tracemos metas concretas em nossa vida. Quando deixamos de traças metas impossíveis, e ao mesmo tempo passamos a cultivar o desejo por bens intrínsecos, nos tornamos pessoas melhores e mais feliz. Entender que o caminho que leva até certas coisas é conflitante com o caminho que leva a outras, faz com que entendamos que não é possível ter tudo que gostaríamos. Para ter certas coisas, precisaremos abrir mão de algumas outras. E essa consciência é o que nos tira de um mundo imaginário e neurótico, e nos instala em no mundo da realidade. Dizer sim para algo é, necessariamente, dizer não para outras tantas. Cada escolha traz consigo suas perdas, mas escolher é preciso.
Share this article :

0 comentários:

Comente Abaixo!

 
Copyright © 2019 Rafael Miclos - Todos os Direitos Reservados