O príncipe árabe e o ponto de vista

domingo, 18 de agosto de 2019


Dois homens chegam a fase final em uma concorrência por um emprego milionário. A vaga por tal emprego dos sonhos era oferecida somente uma vez por ano, por um príncipe árabe, multibilionário. O príncipe, no entanto, tinha um problema: não havia nenhum critério de desempate para os dois finalistas. Haviam igualmente passado em todos os testes, e tinham as mesmas capacidades técnicas.

O príncipe então isola cada um em uma sala, e vai falar com cada um separadamente. Para cada um deles, o príncipe diz que o outro concorrente havia sido melhor na última etapa. E que, portanto, havia ganhado a vaga de emprego. Após a notícia, ele pedia para que o entrevistado descrevesse o que exatamente passou pela cabeça ao receber tal notícia.

O primeiro entrevistado disse que passou pela cabeça o sentimento de derrota. De que tinha falhado. E de tristeza por não ter conseguido o que tanto queria. O segundo entrevistado disse que passou pela cabeça que a única etapa onde ele não foi bem, agora ele já sabia bem qual era, pois, o príncipe tinha dito.  E de posse de tal conhecimento, não conseguir o emprego no ano seguinte seria inevitável.

O primeiro homem foi dispensado, e o segundo imediatamente contratado. Eles tinham a mesma idade, as mesmas capacidades técnicas, o mesmo estudo, a mesma oportunidade, e ao final, tinham o mesmo problema. A única diferença é que onde um viu derrota, outro viu oportunidade. 

A forma como vemos as coisas, e atribuímos significado a elas, fazem total diferença. Qual dos dois entrevistados você tem sido diariamente?
Share this article :

0 comentários:

Comente Abaixo!

 
Copyright © 2019 Rafael Miclos - Todos os Direitos Reservados