Geração Perdida

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

O estado deplorável da educação no Brasil, é algo muitíssimo mais grave que os casos de corrupção, que frequentemente ocupam as manchetes nos jornais, e que costuma até mesmo gerar uma mobilização nacional, em alguns casos. Ainda que juntássemos todos os casos de corrupção que envolveram os governos petistas, não seria mais grave que o atraso na educação brasileira.

Não me canso de lembrar da notícia gravíssima que recebemos em 2018, quando o Banco Mundial divulgou uma avaliação, onde dizia que o Brasil precisaria de 260 anos para recuperar o terreno perdido em educação. Isso significa que o país está sendo castrado através de seu capital cultural. Estamos deixando de preparar as novas gerações, que deveriam está sendo qualificadas, para nas próximas décadas levar o país adiante, seja na área econômica, científica tecnológica, ou em demais aspectos.

No ano de 2016, foi divulgada uma pesquisa, realizada pela Faculdade de Medicina da UFMG e pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, onde se constatou que a cada três minutos, cerda de dois brasileiros morrem em um hospital por consequência de um erro médico, e que poderia ser evitado. A estimativa era de que, em 2015, essas falhas acarretaram em 434.000 óbitos, o equivalente a 1.000 mortes por dia. Ou seja: erro médico no Brasil mata mais que o câncer.

Como a situação da educação piora a cada dia, e a cada dia os estudos apontam que estamos regredindo, podendo chegar a mais de 260 anos de atraso no terreno da educação, imagine daqui a 10 anos, onde essas pessoas que estão sendo formadas hoje estarão. As mesmas que são passadas para frente na escola e na universidade, sem atingir um grau de aprendizado ideal, em meio a essa educação totalmente defasada. Serão essas pessoas, malformadas e mal capacitadas, os médicos no futuro, a quem entregaremos nossa vida e a de nossos familiares, quando necessário. Serão eles os próximos engenheiros, cientistas, filósofos, professores, e por aí vai. O caso da corrupção pode parecer mais importante, pois no geral colhemos as consequências mais rapidamente. Mas as consequências da péssima educação serão muito piores; e elas chegarão, com toda certeza.
Share this article :

0 comentários:

Comente Abaixo!

 
Copyright © 2019 Rafael Miclos - Todos os Direitos Reservados